segunda-feira, 5 de março de 2018

Gás natural chega as casas em Maputo



Residentes do bairro do Aeroporto A, na cidade de Maputo, capital de Moçambique, vão passar a beneficiar de gás natural que será canalizado pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH) ainda neste semestre, no quadro da implementação do projecto de massificação do consumo deste recurso natural.

No âmbito desta iniciativa, a canalização será feita, numa fase piloto, para os consumidores residentes nas áreas onde existe uma rede primária de distribuição desde 2014. Para o efeito, a ENH lançou, em 2017, um concurso público visando seleccionar fornecedores de materiais e equipamentos bem como de serviços.
Nesta fase, o projecto poderá abranger 35 ligações, com um investimento de cerca de 17 milhões de meticais desembolsados pelo Governo moçambicano e, segundo Benjamim Chilenque, administrador Comercial da ENH, citado hoje pelo “domingo”, “o projecto visa apoiar as famílias, financiando os custos de ligação, devendo apenas passar a pagar a factura do consumo, mas aqueles que tiverem condições de custear as suas ligações, podem desde já o fazer”.
Chilenque explicou ainda que parte considerável desse investimento inicial será usada para o desenvolvimento de um sistema de cobrança remoto e de pré-pagamento e uma outra parte para suportar os custos de equipamentos e de ligação.
A fonte referiu que o concurso público para a realização das obras decorreu em dois lotes, sendo que o primeiro visava o fornecimento de materiais e equipamento, engenharia, obras de montagem, instalação e reparação de defeitos para ligações residenciais de gás natural.
“O segundo lote tem o objectivo de seleccionar o fornecedor de contadores de pré-pagamento de gás para consumo residencial e fornecimento, instalação, formação e operação de sistema de gestão de consumos de gás e de vendas em regime de pré-pagamento”, sublinhou.
A anteceder este projecto, a ENH realizou, em 2015, um inquérito no bairro do Aeroporto “A” visando fazer o levantamento de potenciais consumidores de gás natural canalizado, tendo abrangido um total de 411 famílias que manifestaram esse interesse.
Moçambique tem uma experiência de mais de 20 anos de distribuição de gás natural canalizado para consumidores residenciais, sendo que a primeira experiência foi desenvolvida no norte da província meridional de Inhambane, onde o projecto da ENH beneficia, actualmente, um total de 1530 consumidores, na sua maioria residências.


Fonte: https://noticias.mmo.co.mz/2018/03/gas-natural-chega-a-residencias-em-maputo.html

Sem comentários:

Enviar um comentário